sexta-feira, 17 de junho de 2011

LUZ ANTIGA

Luz Antiga

Ana Cañas

Composição : Nando Reis
Eu só queria que você cuidasse
Um pouco mais de mim como eu cuido de você
Cuidar é simplesmente olhar
Pro mundo que você não vê
Pra medir o amor não existe cálculo
Um mais um pode não ser dois
Futuro é linda paisagem
Desejo que não é sonho é mera ilusão
Se não sabe
Se afaste
De mim
Se ainda cabe
Me abrace
Enfim
Só ligue se tiver vontade
Só venha se quiser me ver
Mentir é pura vaidade
De quem precisa se esconder
Se não sabe
Se afaste
De mim
Se ainda cabe
Me abrace
Enfim
Será que eu vejo apenas o que você não vê?
Eu não entendo como você não consegue perceber?
Que eu não sei mais
Eu não sei mais
Eu não sei mais
Eu não sei mais
Eu não sei mais
Eu não sei
O sangue é o rio que irriga a carne
E a alma é a terra de um morro
É luz antiga o fim da tarde
Essa saudade sem socorro
Se não sabe
Se afaste
De mim
Mas antes que seja tarde
Nos salve
Do fim

domingo, 15 de maio de 2011

CURSO ‘REDAÇÃO E SUCESSO PROFISSIONAL’

Sabe aquelas situações em que você precisa escrever uma coisa e não consegue? Ou então, você escreve e fica com a sensação de que não era isso o que queria, realmente, dizer? Escrever é um desafio cotidiano, para todas as pessoas que trabalham, estudam ou precisam se comunicar.

Pensando nisso, o professor Marcos Fábio Belo Matos, em parceria com o Sindicato dos Bancários, está oferecendo o curso “Redação e Sucesso Profissional”. O curso vai acontecer de 07 a 10 de junho (de terça a sexta-feira), das 19h às 22h, na sede do Sindicato (Rua Maranhão, em frente à Escola Dom Bosco – fone: 3525-3351), onde também estão sendo feitas as inscrições. O curso tem valor de R$ 70,00, com direito a apostila. Os bancários sindicalizados têm um desconto de R$ 20,00.

O curso é voltado para todas as pessoas interessadas em melhorar a estrutura dos seus textos e torná-los mais objetivos, concisos, coerentes, harmônicos e claros.

Trata-se, na verdade, de  uma oficina de redação. “A intenção é trabalhar com modelos de textos, analisando-os, discutindo-os e, depois, reescrevendo algumas alternativas. É uma forma de os alunos colarem a teoria à prática”, afirma o professor. A base dos modelos são cartas, textos de jornal, correspondências oficiais e empresariais, e-mails pessoais e corporativos, comunicados em geral. Textos com os quais lidamos todos os dias.

CURRÍCULO – O professor Marcos Fábio tem uma vasta experiência em redação. Foi professor de redação e comunicação em cursos de graduação em Turismo, Economia, Serviço Social, Direito, Ciências Contábeis e Jornalismo e ainda em cursos de pós-graduação latu sensu. É doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara e, atualmente, professor do Curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz. Como autor, possui nove livros publicados, entre pesquisa acadêmica, poesia, contos e crônica. 

terça-feira, 3 de maio de 2011

CEMAR ALERTA SOBRE AÇÃO CRIMINOSA REALIZADA POR PESSOAS USANDO FARDAMENTO DA CEMAR

As ocorrências de crimes praticados por pessoas utilizando fardamento da CEMAR são constantes, para evitar essas ações é importante está atento aos padrões utilizados pela Companhia Energética.
Os profissionais da CEMAR possuem a identificação necessária para que os consumidores os reconheçam, transmitindo assim, confiança e credibilidade durante o relacionamento com os clientes.
Os parceiros possuem crachás com seu nome, a marca da parceira na qual ele presta serviço e a da CEMAR. As marcas são obrigatórias em todo o uniforme: camisa, calça, capacete ou crachá.
O uniforme possui cores padronizadas e é usado tanto por colaboradores próprios, quanto parceiros, sejam atendentes das agências, eletricistas, leituristas ou demais profissionais de campo.
Outra dica é observar os carros, que também contém a marca da parceira e da CEMAR, além do número da Central de Atendimento 116. O “A serviço da CEMAR”, uma frase que está junto com a marca, é a principal característica dos funcionários que andam nas ruas e de fato são prestadores de serviços da Companhia.
   Ao receber um profissional da CEMAR em seu imóvel, além de observar o fardamento, crachá e o meio de transporte com identificação, é importante verificar a Ordem de Serviço que ele irá realizar.
    Por fim, a Companhia orienta que as eventuais vítimas desse tipo de crime, levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade e a CEMAR irá acompanhar o resultado das investigações.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

DE CASAMENTOS E ETECETERAS

por Marcos Fábio


Hoje vi a princesa que até um dia atrás era plebeia. A agora princesa se casou com um príncipe louro dos olhos claros. Igualzinho minhas irmãs liam pra mim nas historias dos livros da minha infância, que depois eu passei a ler sozinho. A princesa branca casando numa linda cerimônia, com rainha  e um monte de súditos.
Nada faz sonhar mais que um conto de fadas. Eles povoam nosso imaginário desde que o mundo é mundo. As narrativas míticas dão sentido de projeção à vida e possibilitam, ao menos no terreno da imaginação, ser alguém diferente do que se é no rés-do-chão.
O príncipe e a princesa são de carne e osso. Moram num palácio real, vivem num país que existe mesmo. Mas nem por isso deixamos de achar que eles, no fundo no fundo, não existem de verdade. Eles são a continuidade dos casais que lemos na infância. Até os cavalos brancos estavam lá.
A princesa que nasceu plebeia não precisou beijar um sapo para que ele se transformasse num príncipe. Nem ser posta num caixão de cristal para receber dele um beijo molhado de lágrimas e desespero. Nem provar um sapatinho deixado numa escadaria de baile. Ela só precisou ir para a universidade, insinuar-se um pouco, estar por perto. E o resto a mágica dos corações jovens tratou de efetivar.
O casal agora real encarna os nossos desejos irrealizáveis na nossa vidinha mais ou menos. Por isso, ver o casamento pela televisão ou pela internet acaba sendo um enternecimento. É como se, ali naquele momento, todos nós, em uníssono, disséssemos também “Yes, I do!”. Ou expirássemos um inaudível “I am so happy!” ao subir na carruagem sustentada por um portentoso William.
Depois da cerimônia, voltamos à nossa vida real! E o casal à dele.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CAFÉ DA MANHÃ MARCA LANÇAMENTO DE CORPUS CHRISTI

Contagem regressiva para o maior evento católico do ano – Corpus Christi. O lançamento oficial ocorreu nesta quarta-feira (27) durante café da manhã para imprensa no pátio da Catedral de Fátima. Vários órgãos de comunicação marcaram presença, além de padres, membros da comissão organizadora e o prefeito de Imperatriz.
O bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, falou sobre o projeto e sentido da solenidade de Corpus Christi 2011. “Na primeira e última ceia que Jesus celebrou ele disse: tomai e comei, isto é o meu corpo. Então é esse corpo do Senhor que nós trazemos para Imperatriz. Certamente quem participou ano passado vai convidar mais pessoas para vê a beleza de ser discípulo de Cristo”.
Segundo o projeto apresentado, a celebração de Corpus Christi será no dia 23 de junho, com início às 18h no estádio Frei Epifânio da Abadia. O tema para reflexão deste ano é “Jesus, o pão da vida”, retirado do evangelho de São João 6, 35. Após a missa, haverá procissão com exposição do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas de Imperatriz.
Na ocasião, o prefeito Sebastião Madeira, destacou a importância de Corpus Christi para Imperatriz. “Um evento dessa dimensão, preparado pela Igreja Católica, ajuda a consolidar Imperatriz como um centro de fé. A gente cansou de vê Imperatriz a nível nacional apenas como cidade de violência, tenho certeza que nossa cidade é melhor pelo trabalho de todos os cristãos”.
A partir de agora, está disponível em todas as paróquias cartazes, adesivos, banners e para integração dos fies com o evento, foi preparado um kit composto por camisa, vela com proteção e um livro de cantos. O kit está sendo vendido a um preço simbólico de trezes reais. Adesivos para carros e motos também estão disponíveis.
Trajeto: Após a missa no estádio, os fiéis saíram em procissão pelas ruas Coriolano Milhomem, Rui Barbosa, 15 de novembro, Bom Jesus e Simplício Moreira até a praça de Fátima. Haverá três paradas para bênção do santíssimo: em frente a Igreja Matriz de Santa Tereza, Praça da Cultura e Câmara dos Vereadores.
Ornamentação: Está sendo preparado um tapete de mais de 1.500 metros para a passagem da procissão. O tapete contém imagens da Santa Eucarística, pois faz parte da tradição de Corpus Christi de cobrir as ruas para a passagem da Eucaristia. Por onde a procissão passar, os moradores também enfeitaram suas casas com rosas e altares.
Segurança: Todas as instituições necessárias para a segurança dos fiéis já foram contactadas e estarão a serviço: Samu, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Setran. Além disso, haverá os guardiões, membros de comunidades e igrejas da diocese.
Recursos: A celebração de Corpus Christi não possui fins lucrativos. Toda a renda arrecadada com a venda do kit, adesivos e patrocínios será destinada para pagar as despesas do evento. 

terça-feira, 26 de abril de 2011

IGREJA CATÓLICA PREPARA CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI


A Igreja Católica de Imperatriz irá realizar no dia 23 de junho a celebração de Corpus Christi. Nesta quarta-feira, 27, será o lançamento oficial do evento, às 8h30 no prédio da Diocese, na praça de Fátima. O projeto será apresentado à imprensa pelo bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, durante café da manhã.

Este ano, a celebração começa às 18h no estádio Frei Epifânio D’Abadia. Em seguida será a procissão pelas ruas de Imperatriz, com três paradas: em frente a Igreja Matriz de Santa Tereza, Praça da Cultura e Câmara dos Vereadores. O encerramento será na praça de Fátima com a bênção do Santíssimo.

O tema para reflexão deste ano é “Jesus, o pão da vida”, retirado do evangelho de São João 6, 35. Um kit com camisa, vela com proteção e um livro de canto foi preparado para os fiéis. Mais de 10 mil camisetas foram encomendadas. Para a divulgação de Corpus Christi foi feito um minucioso plano de mídia, bem como as peças publicitárias -  outdoor, banner, cartaz, adesivo e panfleto.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sonhar!!!

Vi esse video no Facebook, um amigo Pedrinho Renzi  postou... lembrei da inocência, de coisas positivas, esperança e principalmente sonho. Então convido: Sonhe também! 


segunda-feira, 4 de abril de 2011

JACKSON LAGO. UMA JUSTA HOMENAGEM







Jackson Lago foi, entes de qualquer coisa, um grande ser humano. Tive a grata satisfação e honraria de tê-lo como patrono da minha formatura em Jornalismo (eu, meu pai e Jackson), em 2008, época em que ele era governador do Estado.
Lamento, como muitos maranhenses, a sua perda. Mas também sei que ele deixa uma história de lutas e conquistas em todos os campos em que atuou.

terça-feira, 29 de março de 2011

Para sorrir um pouco, isso se você conseguir!

Ontem o pessoal aqui da ascom encontrou essas tiras e quero compartilhar com vocês foram tiradas do site Quadrinhos Gonzo, lá tem mais que vocês podem conferir:




quinta-feira, 10 de março de 2011

Elizabeth Gontijo lança seu sexto livro de poesia em versão impressa e digital

por Marcelo Villela Gusmão

Belo Horizonte, 10 de março – Premiada poetisa mineira, Elizabeth Gontijo volta às livrarias no mês de março com seu sexto livro de poesia, A beleza dos restos, o primeiro a ser lançado também em e-book. Para a autora, a poesia é um estilo em sintonia com o formato digital e espera com esta iniciativa difundir ainda mais sua produção literária.
O livro reúne poemas escritos entre 2008 e 2010, mas Elizabeth explica que sua criação poética independe de qualquer planejamento: “A poesia ‘acontece’ sem que você tenha feito planos. Lá vou eu ‘ajuntando’ papéis com impressões, súbitas descobertas, mas, sobretudo, com anotações de momentos, situações e recordações reveladoras de poesia”.
Temas como a infância, a história e o cotidiano, as paisagens e a cultura mineira e o próprio universo feminino da autora são temas recorrentes em seus poemas e retornam renovados e reinventados em A beleza dos restos. “Não, nada de academicismo na forma de sentir, reter ou transcender suas vivências. O que nos pode chegar de ‘Bebeth’, só ela nos permite. Mas o que vem e passa é acalentador”, prefacia a escritora Maria do Carmo Brandão.
O livro tem ainda capa da escritora e ilustradora Ângela Lago e orelha assinada pelo escritor Bartolomeu Campos de Queirós. A edição em inglês foi traduzida pela poetisa Rita Espechit. “Gostei muito da tradução da Rita. Ela usou os inúmeros recursos que a língua inglesa oferece e soube muito bem ‘recriar’ os poemas, sendo sempre fiel ao meu sentimento”, afirma Elizabeth.
A versão digital poderá ser lida em diversas plataformas, como computadores, smartphones, e-readers e tablets. Será vendida em livrarias virtuais nacionais e estrangeiras.
Carreira literária
A nova obra celebra os vinte anos de carreira da autora. Seu livro de estréia, De Cor, foi lançado de forma independente em 1991. No ano seguinte, Elizabeth recebeu o prêmio BDMG Cultural de Literatura na modalidade poesia por seu segundo livro, De Amoras e outras. Seguiram-se De um Segredo, publicado em 1999, e Setembros (2004), vencedor do Prêmio Internacional de Literatura Brasil/América Hispânica, concedido pela Academia Feminina Mineira de Letras em 2007.
Ainda em 2007, publicou seu quinto livro, A palma e o verso. Sobre ele, escreveu o escritor e imortal Antonio Olinto: “Poemas saídos agora, de uma nova voz feminina, Elizabeth Gontijo, mostram versos que se bastam como versos que têm uma boa simplicidade”. A obra recebeu em 2008 o Prêmio Cecília Meireles da União Brasileira dos Escritores.
Lançamento em Belo Horizonte
A versão impressa de A beleza dos restos será lançada com uma sessão de autógrafos no dia 19 de março (sábado). O evento acontecerá na Livraria do Ouvidor Savassi (Rua Fernandes Tourinho, 253), das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Sobre a autora:
Elizabeth Gontijo nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1942. Formou-se em belas artes pela Escola Guinard no início da década de 1980, tendo participado de algumas exposições na capital mineira e trabalhado como professora de artes em escolas. Casada e mãe de três filhas, iniciou sua carreira literária na maturidade. Site: www.elizabethgontijo.com.br


Sobre o livro:
Assessoria editorial: &Joana Mello
Revisão ortográfica: Maria do Carmo Brandão
Tradução: Rita Espechit
Tradução das epígrafes: Adelaine Laguardia
Capa: Ângela Lago
Páginas: 132

quarta-feira, 9 de março de 2011

Datas especiais


Como diferenciar uma data comum de um dia especial? Existe data especial? Ou o que existe somos nós mortais tentando significar um dia? To mais pra segunda opção... Queremos significar tudo... Uma imagem, uma roupa, um perfume. Uma música que para mim tem cheiro, sabor, para você só melodia e assim vai.

O problema é quando esperamos muito desta data especial, o significado que damos pode ser maior que deveria e aí acontece o esperado: decepção. Mas passa e vai passar. Vamos esperar o próximo ano. 

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DA MULHER

por Marcos Fábio


O que nos diferencia dos homens? Nada! Somos exatamente iguais a eles. Temos tudo o que eles têm. Podemos tudo o que eles podem. Sabemos tudo o que eles sabem. Alcançamos tudo o que eles alcançam. Sonhamos tudo o que eles sonham. Conquistamos tudo o que eles conquistam. Queremos tudo o que eles querem. Representamos tudo o que eles representam. Corremos todos os riscos que eles correm. Chegamos a todos os lugares que eles chegam.

Se temos algo a mais, é a sensibilidade, o sexto sentido, a delicadeza no tratamento com as coisas, a expressividade dos sentimentos, um fluxo mensal de sangue que nos torna únicas porque perfeitas para gerar a vida. Mas nem isso nos diferencia. Porque, ao fim e ao cabo, nós oferecemos isso tudo a eles para lhes dar prazer, segurança, confiança, aconchego, um sentido existencial e um sentimento de também poder gerar uma vida.

Nós não somos plural, como dizem. Somos a parte essencial para o complemento do mundo.