quinta-feira, 10 de março de 2011

Elizabeth Gontijo lança seu sexto livro de poesia em versão impressa e digital

por Marcelo Villela Gusmão

Belo Horizonte, 10 de março – Premiada poetisa mineira, Elizabeth Gontijo volta às livrarias no mês de março com seu sexto livro de poesia, A beleza dos restos, o primeiro a ser lançado também em e-book. Para a autora, a poesia é um estilo em sintonia com o formato digital e espera com esta iniciativa difundir ainda mais sua produção literária.
O livro reúne poemas escritos entre 2008 e 2010, mas Elizabeth explica que sua criação poética independe de qualquer planejamento: “A poesia ‘acontece’ sem que você tenha feito planos. Lá vou eu ‘ajuntando’ papéis com impressões, súbitas descobertas, mas, sobretudo, com anotações de momentos, situações e recordações reveladoras de poesia”.
Temas como a infância, a história e o cotidiano, as paisagens e a cultura mineira e o próprio universo feminino da autora são temas recorrentes em seus poemas e retornam renovados e reinventados em A beleza dos restos. “Não, nada de academicismo na forma de sentir, reter ou transcender suas vivências. O que nos pode chegar de ‘Bebeth’, só ela nos permite. Mas o que vem e passa é acalentador”, prefacia a escritora Maria do Carmo Brandão.
O livro tem ainda capa da escritora e ilustradora Ângela Lago e orelha assinada pelo escritor Bartolomeu Campos de Queirós. A edição em inglês foi traduzida pela poetisa Rita Espechit. “Gostei muito da tradução da Rita. Ela usou os inúmeros recursos que a língua inglesa oferece e soube muito bem ‘recriar’ os poemas, sendo sempre fiel ao meu sentimento”, afirma Elizabeth.
A versão digital poderá ser lida em diversas plataformas, como computadores, smartphones, e-readers e tablets. Será vendida em livrarias virtuais nacionais e estrangeiras.
Carreira literária
A nova obra celebra os vinte anos de carreira da autora. Seu livro de estréia, De Cor, foi lançado de forma independente em 1991. No ano seguinte, Elizabeth recebeu o prêmio BDMG Cultural de Literatura na modalidade poesia por seu segundo livro, De Amoras e outras. Seguiram-se De um Segredo, publicado em 1999, e Setembros (2004), vencedor do Prêmio Internacional de Literatura Brasil/América Hispânica, concedido pela Academia Feminina Mineira de Letras em 2007.
Ainda em 2007, publicou seu quinto livro, A palma e o verso. Sobre ele, escreveu o escritor e imortal Antonio Olinto: “Poemas saídos agora, de uma nova voz feminina, Elizabeth Gontijo, mostram versos que se bastam como versos que têm uma boa simplicidade”. A obra recebeu em 2008 o Prêmio Cecília Meireles da União Brasileira dos Escritores.
Lançamento em Belo Horizonte
A versão impressa de A beleza dos restos será lançada com uma sessão de autógrafos no dia 19 de março (sábado). O evento acontecerá na Livraria do Ouvidor Savassi (Rua Fernandes Tourinho, 253), das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Sobre a autora:
Elizabeth Gontijo nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1942. Formou-se em belas artes pela Escola Guinard no início da década de 1980, tendo participado de algumas exposições na capital mineira e trabalhado como professora de artes em escolas. Casada e mãe de três filhas, iniciou sua carreira literária na maturidade. Site: www.elizabethgontijo.com.br


Sobre o livro:
Assessoria editorial: &Joana Mello
Revisão ortográfica: Maria do Carmo Brandão
Tradução: Rita Espechit
Tradução das epígrafes: Adelaine Laguardia
Capa: Ângela Lago
Páginas: 132

Nenhum comentário: