segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trem-Bala

Faz tempo queria ler um livro da Martha Medeiros, eu ja tinha lido algumas coisas na net, ja havia folheado seus livros nas livrarias, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler um livro por completo.

Pois bem, terça-feira passada (16) ganhei do Marcos (love) o livro "Trem-Bala" da autora Martha Medeiros. O livro reúne mais de cem textos, para ser mais exata cento e onze textos feitos de 97 a 99 em que a autora fala de relacionamentos, livros, cotidiano, notícias... tudo e mais um pouco.

Eu adorei e recomendo, já não vejo a hora de ter outro livro dela. Agora deixo um dos vários textos que que gostei.

Crônica do Imediato
O tempo divide-se entre o ontem, o hoje e o amanhã. Ontem já foi, e amanhã, vá saber. Dito assim, fica fácil perceber qual das três etapas é a mais importante. O presente, lógico. O passado é importante pela bagagem que você traz de lá e o futuro só é importante no plano da abstração e da fantasia, porque ninguém o alcança: estamos todos presos neste exato momento.
Diante dessa visão simplista, passado e futuro transformam-se apenas em sinalizadoresde calendário, em semântica para designar quem você foi e quem você pretende ser quando crescer. No entanto, são justamente esses dois tempos que monopolizam o planeta.O presente, coitado, não tem armas para combater duas superpotências chamadas Lembrança e Expectativa.
O passado é um álbum de fotografias onde as cenas fora de foco não entram. É a realidade revisada: recordar é esquecer a banalidade dos fatos. Um encontro amoroso, o que é? Duas pessoas que se olham, se tocam, se beijam, discutem, fumam, se beijam de novo, implicam uma com a outra, riem, fazem juras eternas, espirram. Esse encontro, 24 horas depois, será lembrado com mais boa vontade: a fumaça do cigarro, as pequenas implicâncias e os espirros sumirão da memória. Ficarão os beijos, as palavras e os olhares. Foi um encontro mais ou menos agradável, mas será lembrando como mágico. A saudade faz tudo subir de escalão.
Suas férias estão sendo boas, mas chove há três dias, a cabana que você alugou não era bem como o corretor descreveu e você está sentindo falta, não conte para ninguém, do trabalho! Mas ao voltar para casa, a lembrança tratará de aperfeiçoar aqueles 30 dias em Comboriú e você não cansará de dizer que suas férias foram magníficas. Até mesmo dores antigas ganham novo status ao serem recordadas: dor-de-cotovelo vira aprendizado e aquela vontade de se atirar embaixo de um ônibus vira um profundo processo de autoconhecimento. Ter sofrido no passado é sempre didático.
O futuro é outra flor de simpatia. A expectativa veste a todos muito bem, coloca sábias palavras em nossa boca e uma fortuna em nosso bolso. A megasena acumulada que será sorteada daqui a alguns dias, a entrevista de emprego marcada para quinta, o próximo verão em Punta, não sairá tudo como planejamos? Quem dera. A realidade nunca foi páreo para a imaginação.
Fica o presente, então, encurralado entre esses dois períodos emblemáticos, o passado e o futuro, quando na verdade ele é que deveria ser a estrela da festa. O antes e o depois são apenas figuração: durante é que o desejo é real, que as pernas tremem, que o coração dispara, que o abraço ainda está quente. A vida é breve e só existe esse instante. Amanhã um pintor de paredes estará cobrindo o chão com esse jornal e minha crônica servirá de capacho para um tênis sujo de tinta. Tic-tac, tic-tac. O tempo não perdoa.

Um comentário:

Paula Barros disse...

Adoro sempre os textos dela. Mas quando trata-se desse tema - passado,presente, futuro, sou sempre super chata.

Enquanto estou lendo o texto dela, com certeza ela escreve pensando no próximo livro (futuro), e com isso vai programando o futuro com livros, lançamentos, palestras....sei que vive também.

abraço