quarta-feira, 24 de junho de 2009

São João do Maranhão!

Essa data dá uma saudade da minha terrinha. São João é arte, é cultura, é alegria. Veja só, São João combina tanto com o Maranhão que até rima "São João do Maranhão", é lindo. Sem dúvidas esta é uma festa muito esperada pelos ludovicenses, acredito até que muito mais que o carnaval, uma festa linda que dura mais de um século.
A comida servida nas barraquinhas é um expetáculo Á parte, cuxá, torta de camarão, mingau de milho, ah! essas são só provinhas do tanto de delícias que tem por lá.
Este ano, nos quatros cantos da ilha mais 250 grupos folcloricos dançam em 10 pontos oficias, e isso são apenas os números oficiais na prática existem bem mais. São quadrilhas, caruriás, danças do coco, danças portuguesa e principalmente nosso Bumba-meu-boi, nos seus mais diversos sotaques: Pandeirão; Orquestra, no qual se destaca o Boi de Morros, com suas lindas e lindos índios; Zabumba; e o que eu mais gosto, o de Matraca, quem já ouviu sabe como são belas as batidas das matracas, e entre os bois de matraca o que mais gosto é o Boi da Maioba, só de falar meu coração dispara e toca no compasso. Qualquer pessoa pode participar basta ter dois pedacinhos de madeira e começar a batucar, é maravilhoso, minha matraca tá aqui... guardadinha pra quando eu voltar tocar.

Assitistam uma palhinha:

  • Este vídeo retrata muito bem as matracas, ouve-se nitidamente as matracas.

  • Estes dois tocam umas das músicas mais populares de Bumba-meu-boi, o áudio da primeira não está muito e foi feito provavelmente em algum arraial com palco, ouça ele bem baixo e o outro parece que foi feito no meio do povão, observem as matracas, segue a letra da música:

Se não existe o sol

Se não existisse o sol,
Como seria pra terra se aquecer?...
Se não existisse o mar, como seria pra natureza sobreviver?...
Se não existisse o luar... o mundo viveria na escuridão...
mas como existe tudo isso meu povo...
eu vou guarnicer meu batalhão de novo!! Ê boi rapaziada!!!!

  • Este é um trechinho da dança do cacuriá, uma dança muito sensual, criada pela Dona Tetê. Pretem atenção que é só um pedacinho a dança toda... uhhhh...

Nenhum comentário: