sábado, 27 de novembro de 2010

Oncoradium realiza trabalho de conscientização no combate ao câncer



Hoje (27) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data é regulamentada pela Portaria do Ministério da Saúde GM, nº 707, de dezembro de 1988 e foi criada para mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer.
Em comemoração a data, Oncoradium, um centro de referência no tratamento do câncer, realiza uma panfletagem, de 9h às 11h na Praça de Fátima e no Timbira Shopping. Durante a ação do shopping, a equipe do centro estará a disposição da população para esclarecer as dúvidas relacionadas às medidas de prevenção do câncer.
De acordo com Evandro Júnior, oncologista da Oncoradium, o dia de combate ao câncer é uma data importante para alertar a população sobre a necessidade de exames regulares, consultas médicas e mudança nos hábitos de vida para tentar evitar o surgimento do câncer. “O diagnóstico em fases iniciais é a principal arma contra o câncer, pois nessa fase a grande maioria dos tratamentos tem excelentes resultados e a chance de cura é próximo a 100%”, acrescenta o médico.
Segundo o Ministério da Saúde o termo câncer é utilizado genericamente para representar um conjunto de mais de 100 doenças, inclusive tumores malignos de diferentes localizações. A doença é uma das principais causas de morte no Brasil, desde 2003. Entre os cânceres mais comuns estão o de boca, de estomago, colo do útero, colorretal, esôfago e leucemia.
O câncer possui causas variadas. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) calcula que 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores como o cigarro, a exposição excessiva ao sol e alguns vírus podem causar leucemia. O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, utilizada de forma isolada ou combinada, dependendo do caso.

Nenhum comentário: