quinta-feira, 24 de junho de 2010

FESTIVAL INVESTE EM OFICINAS

33º Guarnicê de cinema oferece aos interessados quatro oficinas: Interpretação para Cinema, Desenho Sonoro e Edição de Som, Som em Cena e Geração de conteúdo em novas mídias. As oficinas são uma ótima oportunidade para quem quer enveredar pelo mundo do cinema ou apenas conhecer internamente o funcionamento de algumas áreas da sétima arte e do vídeo.

Na oficina de “Interpretação para o Cinema”, ministrada pela jornalista e Publicitária Mallu Moraes, os participantes puderam travar contato com a linguagem do cinema e da tv, aspecto da construção dos personagens, técnicas de improvisação, criação e interpretação, exercícios de expressão e introspecção, atividades de gravação de cenas para a câmera.

Quem optou pela oficina “Desenho Sonoro e Edição de Som”, ministrada pelo professor de cinema Anderson Carvalho, pode conhecer a importância do som na construção da narrativa cinematográfica e o seu papel diante dos demais aspectos da linguagem do cinema.

A oficina “O Som em Cena” optou por privilegiar o estudo da captação de som e da história da música de cinema. Para Beto Strada, ministrante ela oferece aos alunos a oportunidade de aprender a utilizar diversos recursos para a produção dos mais variados tipos de sons, que podem ser usados numa trilha de cinema.

Amanhã, inicia a quarta oficina: Geração de conteúdo em novas mídias. Nela os participantes vão poder aprender como manusear webcans, câmeras portáteis e celulares para produzir vídeos, além de utilizarem softwares para edição dos vídeos. A oficina acontece pela manhã e a tarde e é ministrada por Paulo Coelho, coordenador do departamento de designer da 712 Propaganda.
Para Celida Cristina, participante da oficina “O Som em Cena” o aprendizado proporcionou a descoberta de aspectos impressionantes: “Na oficina a gente descobre um mundo totalmente diferente daquilo que a gente imaginava, achava que eram meros sons e agora a gente vê que esses sons têm sentido, para que eles servem”, afirmou.

Todas as oficinas estão sendo realizadas no Centro Pedro Neiva de Santana e têm inscrições gratuitas.

Nenhum comentário: