sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESCOTISMO: FONTE DE CIDADANIA

Há exatamente 103 anos, surgiu um movimento que hoje é modelo de construção de cidadania no mundo inteiro. Em 1907, na Inglaterra, o militar Robert Baden-Powell reuniu um grupo de jovens e fundou o movimento escoteiro, como fim de difundir princípios como a honra, a lealdade, o respeito à natureza e ao próximo, o altruísmo, a responsabilidade social. Esse grupo cresceu e se espalhou pelo mundo, contando hoje com mais de 28 milhões de escoteiros, jovens e adultos, homens e mulheres, distribuídos por 216 países e territórios, sendo considerada uma das maiores Organizações Não Governamentais do mundo.


Em 2010 comemoram-se os 100 anos da chegada do Escotismo no Brasil, que será celebrado pelos 70 mil escoteiros brasileiros ao longo do ano com os mais diversos tipos de atividades.

Fundado em Imperatriz no ano de 1982, o Grupo de Escoteiros Vitória (GEVITÓRIA) tem em sua formação cerca de 50 membros e o propósito de desenvolver os jovens para que venham a ser melhores cidadãos. Isso se efetiva aplicando-se nas atividades o Método Escoteiro, principalmente em atividades em equipe e na convivência na vida ao ar livre.

AÇÃO – Com o intuito de dar maior visibilidade às suas ações e, com isso, arregimentar mais jovens para se juntarem aos membros no propósito de uma união em prol da cidadania, o Grupo de Escoteiros Vitória realizou, nesta sexta-feira (18), um grande evento na Praça de Fátima, com demonstrações das suas atividades e trabalhos desempenhados: ordem unida, fogueiras, palestras, primeiros socorros, pioneirias, e muito mais.

Nenhum comentário: