quinta-feira, 1 de julho de 2010

Maranhão Vídeo de Bolso em Julho

Neste mês de julho, a Universidade Federal do Maranhão, através do DAC/Proex, realizará nos dias 30 e 31 de julho, o 3º Festival Regional Maranhão Vídeo de Bolso, voltado somente para vídeos captados com câmeras de aparelhos de celular, máquinas fotográficas e webcams. O regulamento oficial do Maranhão Vídeo de Bolso será anunciado nos próximos dias.

Os vencedores do Concurso Oficial do Guarnicê de Vídeo são: Melhor Roteiro: Marcley de Aquino e Duarte Dias pelo vídeo Céu Limpo (CE); Melhor Direção: Mariley Carneiro, com o vídeo Olhar de João (GO), o grande vencedor do festival na categoria vídeo. Bruno Polidoro recebeu o troféu de Melhor Fotografia pelo vídeo Enciclopédia (RS). Melhor edição: Leandro Godinho pelo vídeo Darluz (SP); A melhor trilha sonora original: Marcos Rivero, com o vídeo A Pedra que o Estilingue Lança (ES).

O Troféu Guarnicê para Melhor Trilha Sonora Adaptada ficou para o vídeo Light My Fire (RJ) e a Melhor Direção de Arte foi para Luiz Roque pelo vídeo Tratado de Liligrafia (RS); o Melhor Ator, categoria vídeo, foi Eduardo Sandagorda pelo vídeo Enciclopédia (RS) e a Melhor Atriz foi Mawusi Tulani, do vídeo Darluz (SP). O melhor vídeo documentário foi Tereza-Cor na Primeira Pessoa, de Amaro Filho e Marcílio Brandão (PE); Melhor Ficção: Pensão dos Caranguejos, de Marcelo Presotto (SP); Melhor Animação: Libertas, dirigido por Jackson Abacatu (MG).