Balaio: Cesto de cipó, palha ou taquara. 2. Nome de uma música de Vander Lee (cantor que adoroo!! muito). 3. Este nome é em homenagem a Manoel Francisco Ferreira dos Anjos, denominado Balaio, líder dos aquilombados.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Prazer em ajudar!
Conheci o trabalho das irmãs Canossianas na semana passada aqui em Imperatriz, quando fui fazer uma matéria. E a impressão foi a melhor possível: um trabalho organizado, direito e de muita atenção à criança.
Desde o começo do ano, procurava um lugar assim que se dedicasse à criança para poder ajudar, participar e, de alguma maneira, contribuir para que esses pequeninos tenham uma vida melhor. E com esse brilhante trabalho realizado, fiquei muito emocionada.
Quando cheguei lá, fui muito bem recepcionada pelas irmãs e, principalmente, pelas crianças. Amorosas, elas me abraçavam, me chamavam de tia. Não pensei duas vezes e conclui que este era o lugar que eu procurava.
Quando cheguei lá, fui muito bem recepcionada pelas irmãs e, principalmente, pelas crianças. Amorosas, elas me abraçavam, me chamavam de tia. Não pensei duas vezes e conclui que este era o lugar que eu procurava.
No sábado, véspera do dia das crianças, meu marido e eu compramos dezenas de brinquedos (bonecas, carrinhos, jogos educativos) para assim poder contribuir com a brinquedoteca chamada “brinque canossa”, que acabou de ser inaugurada. Lívia Leda (amiga e esposa do nosso amigo Joedson) também, carinhosamente, aderiu à causa e comprou uns brinquedos. Na terça-feira (14.08.08), fomos entregar os presentes e foi só alegria, que você pode conferir nas fotos.
Fotos: Kelly Campos, Marcos Fábio.
Jardim Canossa comemora 200 anos de trabalhos
Dois mil e oito é um ano de muitas comemorações para as Irmãs Canossianas. A congregação festeja duzentos anos de fundação, na Itália, sessenta anos no Brasil e trinta anos de trabalhos prestados a comunidade em Imperatriz.
Aqui na cidade, o principal trabalho desse grupo de freiras é o Jardim Canossa, um exemplo de dedicação e fé, que atende a crianças de dois anos e meio a quatorze anos do parque Santa Lucia e localidades vizinhas com aulas de maternal e reforço. A maioria deles sofre de um problema enfrentado por milhões de brasileiros: a fome.
Para solucionar esse pesadelo, as irmãs elaboraram um cardápio rico em nutrientes por meio da multimistura (farinha produzida pelas próprias irmãs), lá os alunos fazem duas alimentações por turno. No Jardim Canossa, um lugar belo e arejado, as crianças recebem uma educação diferenciada, seguindo os princípios Canossianos. As quase quatrocentas crianças atendidas pelo Jardim Canossa, assim que chegam a sala de aula, fazem uma oração. Sempre com um sorriso estampado no rosto, elas esbanjam animação e receptividade.
Para comemorar o dia das crianças, os alunos passaram a semana desenvolvendo atividades educativas e de recreação. Jogos, brincadeiras e até a inauguração de uma brinquedoteca deram o tom das comemorações. O novo espaço foi inaugurado em alto estilo, com um brinde de refresco. A brinquedoteca vai servir para reforçar ainda mais o trabalho educativo com as crianças.
Todo o trabalho é realizado sem o apoio institucional, apenas com doações da comunidade. Além das aulas e do reforço escolar, os alunos do Jardim Canossa ainda aprendem a fazer bijouterias. Mas talvez a lição mais importante que esses pequenos recebem aqui seja a de que, com amor, carinho, dedicação e, sobretudo, fé, é possível formar um cidadão alegre, feliz e realizado.
fotos: Kelly Campos, Google
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
:/ Saudades de trabalho?!
Hoje o dia foi frio, triste, sorumbático! Isso tudo porque gravei meu último vt antes da minha viagem para São Paulo, na última matéria falei sobre a prorrogação do vestibular da UFMA.
Sentirei falta da agitação, da pressão da tv, do pra "ontem" da CEMAR, dos meus amigos.
Foram só seis meses, mas foram intensos, marcantes para minha vida profissional.
Agradeço a todos que diretamente e indiretamente contribuiram para o crescimento profissional.
Sentirei falta de todos vocês, meu muito obrigada!
foto: Jornando Timóteo
sábado, 11 de outubro de 2008
yellow
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Pontos de Cultura
Para quem sempre participa dos movimentos culturais, uma boa notícia. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Maranhão estão realizando o edital “Pontos da Cultura”. O projeto é voltado para toda sociedade civil como forma de impulsionar ações culturais já existentes nas comunidades.
Para participar é simples, é preciso ter CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - pelo menos um ano; comprovar que realiza ações por mais de dois anos; as instituições que já são pontos de cultura só poderão participar desse edital se já tiverem encerrado o convênio com o Ministério da Cultura. Serão aprovados sessenta projetos de forma regionalizada recebendo até cento e oitenta mil reais em três anos.
As inscrições estão abertas no período de dez de setembro a vinte e quatro de outubro e para mais informações acesse: www.cultura.ma.gov.br/pontodecultura
Assinar:
Postagens (Atom)