sexta-feira, 29 de maio de 2009

Casablanca

Estou fazendo a coleção da Folha de SP "Clássicos do Cinema", são bons filmes que só agora tenho a oportunidade de assistir, por aqui (SP) o Livro-DVD já está no nº 10, por aqui neste blog ja escrevi sobre "O Vento levou" e agora posso discorrer sobre Casablanca.
"Casablanca" é a adaptação cinematográfica de uma peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison. Rodado em 42 o filme se passa em plena Segunda Guerra Mundial, Rick (Humphrey Bogart) é dono de um famoso bar "Ricks's Café Américain" localizado na cidade maroquina Casablanca, França, que se tornou principal rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro.
Em meio a esse ambiente truculento, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris.
O filme consiguiu três oscars (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro). Mas para mim o melhor é a música "As time Goes By", quando Ilsa (Ingrid Bergman) pede ao Pianista Sam (Dooley Wilson) - "Play it, Sam, play 'As Time Goes By" - esta sem dúvida é uma linda cena. Esta música acredito que quase todos vocês já ouviram, principalmente os mais apaixonados (lá vem minha bendita obsessão pelo amor). É claro que o sucesso desse "quase setentão" também se deve à excelente atuação dos atores. Veja:

2 comentários:

Ava disse...

Kelly, esse filme é algo que não dá para comentar...

Para as irremediávelmente românticas, é uma obra de arte...

Já assisti várias vezes, e te garanto, é sempre diferente...

Os sentimentos parece que vão aflorando cada vez mais...


Beijos!

Kelly Campos disse...

Então vou assistir mais vezes...