Dois mil e oito é um ano de muitas comemorações para as Irmãs Canossianas. A congregação festeja duzentos anos de fundação, na Itália, sessenta anos no Brasil e trinta anos de trabalhos prestados a comunidade em Imperatriz.
Aqui na cidade, o principal trabalho desse grupo de freiras é o Jardim Canossa, um exemplo de dedicação e fé, que atende a crianças de dois anos e meio a quatorze anos do parque Santa Lucia e localidades vizinhas com aulas de maternal e reforço. A maioria deles sofre de um problema enfrentado por milhões de brasileiros: a fome.
Para solucionar esse pesadelo, as irmãs elaboraram um cardápio rico em nutrientes por meio da multimistura (farinha produzida pelas próprias irmãs), lá os alunos fazem duas alimentações por turno. No Jardim Canossa, um lugar belo e arejado, as crianças recebem uma educação diferenciada, seguindo os princípios Canossianos. As quase quatrocentas crianças atendidas pelo Jardim Canossa, assim que chegam a sala de aula, fazem uma oração. Sempre com um sorriso estampado no rosto, elas esbanjam animação e receptividade.
Para comemorar o dia das crianças, os alunos passaram a semana desenvolvendo atividades educativas e de recreação. Jogos, brincadeiras e até a inauguração de uma brinquedoteca deram o tom das comemorações. O novo espaço foi inaugurado em alto estilo, com um brinde de refresco. A brinquedoteca vai servir para reforçar ainda mais o trabalho educativo com as crianças.
Todo o trabalho é realizado sem o apoio institucional, apenas com doações da comunidade. Além das aulas e do reforço escolar, os alunos do Jardim Canossa ainda aprendem a fazer bijouterias. Mas talvez a lição mais importante que esses pequenos recebem aqui seja a de que, com amor, carinho, dedicação e, sobretudo, fé, é possível formar um cidadão alegre, feliz e realizado.
fotos: Kelly Campos, Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário