terça-feira, 29 de junho de 2010

ACIDENTE COM TRATOR DEIXA MAIS DE 95 MIL PESSOAS SEM ENERGIA ELÉTRICA

O trator da fazenda de soja “Votorantin”, sem condutor identificado, colidiu no último sábado, 26, com um poste, deixando mais de 95 mil pessoas sem energia elétrica. O acidente aconteceu no município de Brejo, em frente à Subestação da CEMAR no Povoado Zé Gomes e deixou sem energia elétrica os municípios de Brejo, Santa Quitéria e Milagres.

O acidente danificou a rede elétrica da população da área do acidente, interrompendo o fornecimento de energia no intervalo das 10:04h da manhã às 13:05h da tarde. Durante todo o período, equipes da CEMAR estiveram no local trabalhando para restabelecer a energia dos clientes que foram atingidos.

Segundo dados da CEMAR de janeiro até junho de 2010 foram registrados 816 acidentes, contra 466 no mesmo período do ano passado. Durante todo o ano de 2009 a CEMAR contabilizou 1.306 acidentes, com essas mesmas características em todo o Estado.

A CEMAR tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alertamos sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

Essas colisões além de comprometer a rede elétrica e o desconforto da falta da energia elétrica, podem provocar acidentes fatais. Em caso de batidas em poste, a CEMAR orienta à população para que nunca se aproxime de fios e cabos partidos. E que não toque e nem deixe os outros se aproximarem.

Em caso de ocorrências, a Companhia pede à população que ligue para o número 116 e informe o ocorrido. A CEMAR dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Recordações do 33º Guarnicê

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cemar e Lar São Francisco realizam Arraiá Energia na Melhor Idade

O Lar São Francisco em parceria com a CEMAR realizou no último dia 19, no Lar São Francisco, o Arraiá Energia na Melhor idade, com o objetivo de levar aos idosos mais qualidade de vida. A ação faz parte do projeto “Ação na Comunidade” desenvolvida pela Companhia e visa uma maior aproximação com a comunidade.

Fitas coloridas, comidas típicas e o figurino a caráter, tudo para comemorar uma das festas mais tradicionais do nordeste brasileiro. O sorriso no rosto de Maria do Carmo, de 74 anos revela sua satisfação em participar do evento. “ A gente se sente valorizada e útil em participar”

A Cemar colaborou promovendo rifa e arrecadação de alimentos. Para Salvanyr Matões agente da comunidade da CEMAR, a participação da empresa “é uma forma de mostrar o compromisso não só com a distribuição de energia, mas também com o bem-estar da comunidade”

O Lar São Francisco atende 52 idosos, mantidos principalmente por meio de doações. Segundo a diretora do Lar São Francisco Rai dos Santos o apoio da CEMAR foi fundamental para a realização do evento. “É um trabalho bonito que engrandece tanto quem recebe quanto quem ajuda”.

por: Janaina Amorim

quinta-feira, 24 de junho de 2010

FESTIVAL INVESTE EM OFICINAS

33º Guarnicê de cinema oferece aos interessados quatro oficinas: Interpretação para Cinema, Desenho Sonoro e Edição de Som, Som em Cena e Geração de conteúdo em novas mídias. As oficinas são uma ótima oportunidade para quem quer enveredar pelo mundo do cinema ou apenas conhecer internamente o funcionamento de algumas áreas da sétima arte e do vídeo.

Na oficina de “Interpretação para o Cinema”, ministrada pela jornalista e Publicitária Mallu Moraes, os participantes puderam travar contato com a linguagem do cinema e da tv, aspecto da construção dos personagens, técnicas de improvisação, criação e interpretação, exercícios de expressão e introspecção, atividades de gravação de cenas para a câmera.

Quem optou pela oficina “Desenho Sonoro e Edição de Som”, ministrada pelo professor de cinema Anderson Carvalho, pode conhecer a importância do som na construção da narrativa cinematográfica e o seu papel diante dos demais aspectos da linguagem do cinema.

A oficina “O Som em Cena” optou por privilegiar o estudo da captação de som e da história da música de cinema. Para Beto Strada, ministrante ela oferece aos alunos a oportunidade de aprender a utilizar diversos recursos para a produção dos mais variados tipos de sons, que podem ser usados numa trilha de cinema.

Amanhã, inicia a quarta oficina: Geração de conteúdo em novas mídias. Nela os participantes vão poder aprender como manusear webcans, câmeras portáteis e celulares para produzir vídeos, além de utilizarem softwares para edição dos vídeos. A oficina acontece pela manhã e a tarde e é ministrada por Paulo Coelho, coordenador do departamento de designer da 712 Propaganda.
Para Celida Cristina, participante da oficina “O Som em Cena” o aprendizado proporcionou a descoberta de aspectos impressionantes: “Na oficina a gente descobre um mundo totalmente diferente daquilo que a gente imaginava, achava que eram meros sons e agora a gente vê que esses sons têm sentido, para que eles servem”, afirmou.

Todas as oficinas estão sendo realizadas no Centro Pedro Neiva de Santana e têm inscrições gratuitas.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA ABRE 33ª EDIÇÃO


Foi aberta, oficialmente, nesta terça-feira (22), a 33ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. A cerimônia de abertura contou com as participações do reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, do gerente comercial da Petrobrás, Rogério Silva, do gerente de desenvolvimento do Banco do Nordeste no Maranhão, Jaubas de Freitas Alencar, do diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA e coordenador geral do Festival, professor Alberto Dantas.

No seu discurso, o reitor fez questão de enfatizar a importância do Guarnicê no cenário dos festivais brasileiros. Rogério Silva deu destaque aos patrocínios culturais que a Petrobrás vem efetivando, em todo o Brasil e à parceria com o Guarnicê. Jaubas Alencar apontou o papel de fomentador de desenvolvimento artístico e cultural que o festival se tornou e Alberto Dantas ressaltou a trajetória do Guarnicê e o desafio de efetivar novas configurações a um festival já bastante tradicional.

NOVO ESPAÇO – Quarto festival de cinema mais antigo do Brasil, o Guarnicê agora está de casa nova. A partir deste ano, a maior parte das programações será realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. “Aqui temos condições de realizar onze mostras simultâneas”, disse Alberto Dantas durante o seu discurso. As mostras de filmes e vídeos vão acontecer, além do Centro de Convenções, no Cine Praia Grande, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e ainda no auditório do Jornal O Imparcial. O centro de convenções também abriga uma exposição de fotografias, lançamento de livro, palestras, oficinas e a programação cultural, sempre à noite, após a última exibição.

Em reconhecimento ao apoio que a Petrobrás e o Banco do Nordeste dão ao Festival, tanto Rogério Silva quanto Jaubas Alencar receberam o Troféu Guarnicê – que este ano traz a figura de um boi estilizado, em acrílico.

No encerramento da noite de abertura do festival, foi feita a exibição do longa-metragem “O homem mau dorme bem”, do cineasta Geraldo Moraes, produzido em 2009 em Brasília. A produtora Malu Moraes fez a apresentação do filme para o público.

CEMAR ESCLARECE SOBRE A LEI MUNICIPAL 1.075/2003

Considerando a matéria publicada na edição do dia 22 de junho sob o título – “Cemar oferece vantagens a vereador de Imperatriz em troca de (cala boca)”, a CEMAR vem a público esclarecer conforme abaixo:

1. Ao contrário da informação postada no blog “Magno Siqueira”, a CEMAR, recentemente, manteve um contato institucional com o vereador Chiquim da Diferro no sentido de esclarecer ainda mais sobre o processo de cobrança da Companhia. Em momento algum fora formulada qualquer proposta ou “vantagens” em troca da mudança de postura do nobre vereador;

2. A CEMAR reafirma que não desrespeita a lei municipal, mas que está obrigada a cumprir a legislação do setor elétrico e as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Por fim, convém destacar que a CEMAR está empenhada em buscar, na forma da legislação vigente, entendimentos junto aos seus consumidores, Ministério Público, Justiça Estadual e autoridades municipais constituídas, no sentido de fazer todos os esclarecimentos a respeito do assunto e mantém sua contínua disposição de dialogar com as instituições e sociedade sobre o tema.


CEMAR. Trabalhando sem parar.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lançado o projeto Enfermeiros do Riso na Escola

O "Enfermeiros do Riso na Escola”, a versão que é voltada para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Imperatriz, foi lançado oficialmente na última sexta-feira(18), durante o "Conexões de Saberes", no campus da Universidade Federal do Maranhão(Ufma), em Imperatriz.

O projeto na escola é desenvolvido por estudantes veteranos do curso de Enfermagem que recorrem ao lúdico como a apresentação de peça teatral, fantoche, brincadeiras, palestras entre outros onde atuam no incentivo a leitura, higiene pessoal e ações de cidadania.

O projeto é coordenado pela acadêmica Marília Carvalho Costa e existe há três anos. Nesse periodo várias escolas foram atendidas e além delas as ações podem também ser estendidas à instituições de ensino superior e a postos de saúde.

A Assessoria de Comunicação do Projeto Enfermeiros do Riso/Ufma

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESCOTISMO: FONTE DE CIDADANIA

Há exatamente 103 anos, surgiu um movimento que hoje é modelo de construção de cidadania no mundo inteiro. Em 1907, na Inglaterra, o militar Robert Baden-Powell reuniu um grupo de jovens e fundou o movimento escoteiro, como fim de difundir princípios como a honra, a lealdade, o respeito à natureza e ao próximo, o altruísmo, a responsabilidade social. Esse grupo cresceu e se espalhou pelo mundo, contando hoje com mais de 28 milhões de escoteiros, jovens e adultos, homens e mulheres, distribuídos por 216 países e territórios, sendo considerada uma das maiores Organizações Não Governamentais do mundo.


Em 2010 comemoram-se os 100 anos da chegada do Escotismo no Brasil, que será celebrado pelos 70 mil escoteiros brasileiros ao longo do ano com os mais diversos tipos de atividades.

Fundado em Imperatriz no ano de 1982, o Grupo de Escoteiros Vitória (GEVITÓRIA) tem em sua formação cerca de 50 membros e o propósito de desenvolver os jovens para que venham a ser melhores cidadãos. Isso se efetiva aplicando-se nas atividades o Método Escoteiro, principalmente em atividades em equipe e na convivência na vida ao ar livre.

AÇÃO – Com o intuito de dar maior visibilidade às suas ações e, com isso, arregimentar mais jovens para se juntarem aos membros no propósito de uma união em prol da cidadania, o Grupo de Escoteiros Vitória realizou, nesta sexta-feira (18), um grande evento na Praça de Fátima, com demonstrações das suas atividades e trabalhos desempenhados: ordem unida, fogueiras, palestras, primeiros socorros, pioneirias, e muito mais.